JUSTIFICATIVA
Os ovos de Páscoa tem uma tradição secular. Em 1630, os fiéis passaram a oferecer ovos aos vigários de suas paróquias. E a tradição dos ovos enfeitados existe, pelo menos desde o século IV, como comprovam escavações arqueológicas. Não se sabe ao certo quem primeiro pensou em fazer os ovos de páscoa em chocolate, mas há informações de que foram os alemães.
A idéia, no entanto, foi aprovada com entusiasmo pelos brasileiros.
Embora nosso consumo anual de chocolate no país, seja cerca de 900g/hab./ano (entre os suíços, por exemplo, é de 10kg), por ocasião da páscoa, somos líderes absolutos no mundo inteiro.
Nosso consumo é de 50 milhões de unidades de ovos de páscoa, o que equivale mais ou menos a 100 mil toneladas de chocolate.
Por sinal que a história do chocolate também está cheia de curiosidades.
Sua matéria prima, o cacau, foi descoberta pelos astecas, que acreditam que o Deus Qualtzalcoatl trouxera sua sementes do céu.
Cerca de 600 a. c. os maias obtinham do cacau uma bebida fria e espumosa a que chamavam tchocolat.
Em 1802, foi aprovada por Cristovão Colombo, mais foi Fernão Cortez quem levou para a Europa o conhecimento que as tribos primitivas tinham do cacau e do chocolate.
E só no final do século XVII o chocolate, até então considerado afrodisíaco, deixou de ser privilégio reservado para os governantes e os soldados.
Então, democratizou-se e ganhou o mundo.
Resta lembrar que a forma do ovo explica-se porque ele contém a vida e, para que a ave nasca, é preciso romper-lhe a casca.
Tal como aconteceu com Jesus Cristo na Ressurreição, quando Ele levantou a pedra do sepulcro e renasceu para sempre.
Tendo em vista essa informação, buscando através desse projeto trabalhar com os alunos organizando um trabalho dinâmico, interessante e acima de tudo interdisciplinar.
OBJETIVOS:
Inserir no aluno a idéia da realização do trabalho em grupo;
Possibilitar discussão sobre a forma correta de confeccionar o ovo de páscoa;
Buscar a interdisciplinaridade de conteúdos e atividades.
Elaboração de novas receitas.
A oficina do Ovo da Páscoa, tem como culminância um trabalho diversificado e que deverá atingir várias atividades riquissímas em conhecimento.
Partindo da interação de conteúdos podemos trabalhar da seguinte forma:
PORTUGUÊS E MATEMÁTICA:
Trabalhar a receita da confecção do ovo de páscoa:
Ingredientes: quantidade (kg, gr, litro, tamanho, etc);
Preço dos ingredientes;
Análise da receita,
Forma correta da execução da mesma;
Relatório de como foi confeccionado os ovos, etc.
Estudo da ortografia de palavras ainda desconhecidas;
Uso do dicionário, para esclarecer algumas dúvidas, quando da interpretação da receita;
Resolução de problemas, envolvendo o consumo de chocolate entre as pessoas;
Diferença de consumo de determinados países;
Cotação de preço dos ovos de páscoa;
Produção de texto, etc.
ENSINO RELIGIOSO:
Trabalhar o significado da Páscoa em nossa vida;
Redigir orações referentes a páscoa;
Estudo de passagem na Bíblia, onde se faz referência á páscoa, etc.
Descobrir qual a relação existente entre Coelho/Ovos e Páscoa, etc.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
Trabalhar com confecção de fitas, cartões e embalagens para os ovos;
Ornamentar a sala de aula e a escola com cartazes referentes ao trabalho realizado;
Desenho das diversas formas de ovo de páscoa;
Colagem e recortes; etc.
CIÊNCIAS:
Trabalhar a higiene do local onde se vai fazer os ovos de páscoa;
Fazer uma comparação entre o chocolate e os demais alimentos;
Discutir os problemas que o excesso de doce pode causar aos dentes e ao organismo;
Horário correto de se comer doces; etc.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
Localizar no mapa (Alemanha) país onde primeiro se utilizou dos ovos de páscoa;
Procurar informações sobre Astecas e Maias;
Entender a história da origem do ovo de páscoa; etc.
RECEITA DO OVO DE PÁSCOA:
Ingredientes: Chocolate em barras; água fervida.
Material usado: Fôrma de ovo de páscoa ( tamanho médio ou pequeno), tabuleiro, papel laminado, panela; colher.
Modo de fazer: Picar o chocolate em pedacinhos. coloca-se o chocolate picado em banho maria para derreter. Após o chocolate ter derretido, coloca-0, ainda mole, dentro das forminhas. Coloca se as forminhas no congelador. Assim que endurecer, virar as forminhas de cabeça para baixo no tabuleiro ( dar uma batidinha no fundo das forminhas). Pega uma metade e junta-se á outra. Deixe por alguns minutos e depois já pode embrulhar em papel alumínio.
Logo após, passa-se um outro papel colorido, amarrando as pontas com fitas coloridas e os cartões.
Terminando a confecção dos ovos, faz-se a distribuição entre os alunos, e aí começa a comemorar a Páscoa.
AVALIAÇÃO
Buscar a interação de conteúdos favorece muito á aprendizagem dos alunos. Através dessa prática, com o trabalho executado, esse projeto visa enriquecer todas as atividades, levando o aluno a adquirir noções de economia, higiene e até mesmo, da divisão de trabalho, ou seja, a função de cada um na confecção dos ovos.
Essa proposta proporciona também discussões sobre leitura, escrita, interpretação e construção de textos, valoriza também o trabalho das Cantineiras, uma vez que, de uma forma ou de outra, por um pequeno espaço de tempo se passarão por elas, pois serão os responsáveis pela execução da receita e limpeza do ambiente de trabalho.
O trabalho poderá ser realizado com classes individuais ou em parceria com outras classes, o que facilitará o trabalho, tendo as professoras como orientadoras, assistentes e facilitadoras no desempenho do projeto.
A "Escola Ideal'', é isso: levar o aluno a realizar as tarefas e compreendê-las, podendo ser capaz de levar essas informações e esse aprendizado á família, á comunidade em que vive.
Podemos afirmar, que "só aprende a fazer, fazendo", e cremos que, ao final, dessas atividades, os alunos estarão prontos para realizar o mesmo em casa, ou até mesmo, criar novas situações, para que possamos criar novos projetos.
FONTE DE PESQUISA: Revista Amae Educando. N 241-Ano XXII
Nenhum comentário:
Postar um comentário